MANTEIGA DE CAJU CASEIRA

O caju é o meu fruto seco favorito. Ando há imenso tempo para experimentar fazer manteiga de caju em casa, mas nunca tive coragem por receio que pudesse não resultar e fosse um desperdício. Contudo, foi a primeira vez que experimentei e correu super bem! 
Para quem não sabe, o caju tem imensos benefícios! São muito nutritivos, e uma excelente fonte de proteínas e muitos minerais essenciais, incluindo o cobre, cálcio, magnésio, ferro, fósforo, potássio, zinco e sódio. Também contém vitaminas como a C, B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), B-6, ácido fólico, E (alfa-tocoferol) e vitamina K (filoquinona). O caju é uma fonte de ácido oleico e ainda fornecer uma boa quantidade de gordura (boas)!

Para fazer manteiga de caju, têm de utilizar cajus tostados, que são viciantes! Se não encontrarem, podem optar por comprar o caju natural e tostar em casa. Basta colocar um tabuleiro com papel vegetal no forno, espalhar os cajus e juntar canela por todos. Depois deixam tostar durante cerca de 10 minutos a 200ºC.
Depois de tostados, apenas têm que colocar numa trituradora, ou numa 123, e picar até ficar uma manteiga bem cremosa. Se utilizarem os cajus acabados de tostar, a manteiga forma-se mais rápido, por estarem ainda quentes. Por outro lado, se optarem por comprar os tostados, basta juntar canela (opcional!) e triturar um pouco mais.
Ficou suuuuuper cremosa e deliciosa! Experimentei em papas de aveia, panquecas, bolinhos... e adorei!

Sem comentários:

Enviar um comentário

MUGCAKE DE AÇAÍ E MIRTILOS

Esta é a primeira receita aqui no blog com os superalimentos da Shines Mixes . Esta é uma recente marca portuguesa, que tem vindo a lançar ...