MANTEIGA DE SEMENTES DE GIRASSOL CASEIRA

Já que estamos numa onda de manteigas de frutos secos, hoje trago uma receita diferente das habituais, à qual já me rendi. A manteiga de sementes de girassol é um pouco incomum, mas cada vez mais, começa a ser consumida e apreciada por todos. Além disso, é uma ótima opção para quem pretende variar, e não comer sempre a típica manteiga de amendoim. Esta também tem muitos benefícios e é deliciosa.

Entre os benefícios das sementes de girassol podemos enumerar o facto de ajudar a combater o mau colesterol, ajudar na prevenção do cancro (fonte de selénio), ser desintoxicante, ajudar a recuperar os músculos no pós-treino, ajudar a fortalecer a saúde da pele (vitamina E), aumentar a saciedade, acalmar os nervos (fonte de magnésio), ajudar a tratar as enxaquecas, ajudar a saúde dos osso, dentes e unhas (fonte de magnésio e cobre), ajudar no funcionamento do instestino, ajudar a aliviar as dores, entre outros. Ficaram convencidos? Não? E se vos disser que é super simples de fazer e que só tem 2 ingredientes? Vejam só!

INGREDIENTES:
  • 500g de sementes de girassol;
  • Canela moída da Suldouro q.b..
 PREPARAÇÃO:
  1. Colocar um tabuleiro com uma folha de papel vegetal.
  2. Espalhar as sementes por todo o tabuleiro, espalhando a canela por cima.
  3. Levar ao forno durante cerca de 10 minutos a 200ºC, até ficarem tostadinhas.
  4. Colocar as sementes numa picadora ou 123, e triturar até obter uma manteiga bem cremosa. Inicialmente, irá ficar em farinha, mas têm de continuar e ter paciência, porque resulta muito bem! Convém triturarem as sementes ainda quentes, pois torna-se mais fácil que larguem o seu óleo natural, tornando-se manteiga mais rapidamente.
Já usei em variantes muito diferentes, como nas papas de aveia, panquecas, bolinhos, muffins, mugcakes, entre outros!








 


Sem comentários:

Enviar um comentário

MUGCAKE DE AÇAÍ E MIRTILOS

Esta é a primeira receita aqui no blog com os superalimentos da Shines Mixes . Esta é uma recente marca portuguesa, que tem vindo a lançar ...