Como já todos devem estar fartos de saber, a batata-doce tem inúmeros benefícios em relação à batata normal. Por exemplo, tem a capacidade de facilitar o aumento de massa muscular, porque dá energia para o treino, daí ser uma boa opção pré-treino. Ainda, ajuda a controlar a diabetes, pois tem um baixo índice glicémico, inferior ao da batata normal. Além disso, ajuda a diminuir o apetite e é rica em fibras, pelo que ajuda a emagrecer. Também, ajuda a fortalecer o sistema imunológico, pois tem uma considerável quantidade de vitamina A. Como é evidente, podem cozinhar a vossa batata-doce de diversas formas, para que não se torne monótono e repetitivo - basta dar asas à imaginação! Aqui ficam algumas das formas que nós costumámos usar para cozinhar a nossa batata-doce, -partilhem connosco as vossas :p
- Assada no forno
Cortem a batata da forma que preferirem - por exemplo, aos palitos ou às rodelas. Disponham as batatas cortadas num tabuleiro com papel de alumínio, com alguma distância entre elas, e levem ao forno a 200ºC durante cerca de 20 minutos, até ficarem tostadas. A batata cozinhada assim fica mais estaladiça, tipo batata frita.
- "Abafada" no forno
Cortem a batata-doce e embrulhem em papel de alumínio. Levar ao forno a 200ºC durante cerca de 50-60 minutos, abrindo as pontas do embrulho nos últimos 10 ou 15 minutos da preparação. A batata cozinhada assim fica mais "molinha".
- Cozida
Colocar a batata-doce numa panela com água a ferver durante cerca de 25 minutos. Não costumamos cozinhar a batata-doce deste modo, excepto para fazer puré de batata-doce ou empadão de batata-doce (podem ver a receita do empadão de bacalhau aqui e do empadão de atum aqui, embora as diferenças de preparação entre cada um deles sejam mínimas).
- Grelhada na frigideira
Cortar a batata da forma que preferirem. Colocar os pedaços numa frigideira, em lume brando, deixando tostar de ambos os lados.
- No microondas
Sem comentários:
Enviar um comentário