MANTEIGA DE AMÊNDOA CASEIRA

Já que ando numa onda de fazer manteigas de frutos secos e sementes, decidi dar uma oportunidade aquela manteiga que nunca me convenceu e que sempre me deixou reticente: a de amêndoa. Já experimentei várias marcas e nunca fiquei completamente apaixonada. Decidi fazer em casa, e a verdade é que não fiquei completamente rendida. Contudo, é uma boa opção para ir variando nas manteigas cá de casa, além de que é a mais rica nutricionalmente. Ficou bastante cremosa, mas não suficientemente saborosa ao ponto de ser capaz de dizer que ultrapassa a de amendoim - a minha predileta!
A amêndoa é rica em cálcio e magnésio, daí ser muito boa para os ossos e, por isso, ajudar a tratar e prevenir a osteoporose, bem como a diminuir as cãibras. Por ser rica em potássio, também ajuda a diminuir a retenção hídrica e a pressão alta. É uma fonte de gorduras (boas!) que deve ser incluída na nossa alimentação.


Para fazer a manteiga, usei a embalagem de amêndoa laminada do Pingo Doce, mas podem usar qualquer outra marca. De seguida, coloquei um tabuleiro com papel vegetal, espalhei a amêndoa, juntei canela em pó e levei ao forno durante cerca de 10 minutos a 180ºC. Depois de torrada, basta triturar tudo na trituradora ou na 123. Depois, basta reservar num frasco de vidro e esperar que arrefeça. Experimentei juntar nas papas de aveia e gostei muito :)


Sem comentários:

Enviar um comentário

MUGCAKE DE AÇAÍ E MIRTILOS

Esta é a primeira receita aqui no blog com os superalimentos da Shines Mixes . Esta é uma recente marca portuguesa, que tem vindo a lançar ...